Um panorama sobre a educação indígena


Como a população indígena está distribuída no território? Existem escolas nas terras indígenas? Em que medida a população indígena é atendida por escolas direcionadas para sua cultura? Essas são algumas perguntas que o mapa ajuda a responder.


No mapa também é apresentado o número de matrículas de EM e EPT realizadas por indígenas, o que permite saber qual a participação dos jovens indígenas na educação formal.


Ao relacionar a população indígena, a distribuição das escolas e o números de matrículas, é possível analisar em que medida os povos indígenas estão sendo atendidos nos anos finais da educação básica.


O mapa permite ainda saber quantas escolas lecionam em língua indígena e usam material pedagógico indígena.



Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.


Na composição inicial, você encontra: a população indígena, representada pela cor dos municípios; a delimitação das terras indígenas, indicada por linhas tracejadas; a localização das escolas indígenas (ao clicar, aparecem as informações sobre cada escola); o número de escolas sem infraestrutura (ao clicar, é possível saber qual o tipo de infraestrutura que está faltando); e o número de indígenas matriculados nas escolas de EM e EPT.


Adicionalmente, é possível ativar as seguintes informações: a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, aparecem as etapas de ensino oferecidas); as escolas com ensino em língua indígena; e as escolas com material pedagógico indígena.


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.4.1 - Um panorama sobre a educação indígena

O mapa mostra a distribuição da população indígena, a localização das escolas indígenas e a participação dos indígenas no EM e na EPT.

Informações do recurso