A Rede de EM e EPT e os jovens no estado do Amazonas

Observando o mapa, fica evidente que a maioria das vilas e das comunidades no estado do Amazonas se localiza no entorno dos rios. Ao aproximar a imagem (dar zoom), pode-se verificar a posição das escolas em relação às comunidades e as conexões por rios e estradas.

Uma vez ativados os dados populacionais e de matrículas, é possível comparar o número de jovens com o número de matrículas na Rede de EM e EPT, analisando em que medida a população jovem é atendida pela rede de educação nessas modalidades.

Dicas para a leitura do mapa:

Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.

Na composição inicial, você encontra: a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, aparecem as etapas de ensino oferecidas); a distribuição das vilas e das comunidades (ao clicar, é apresentado o nome da vila ou da comunidade, entre outras informações); e as escolas sem infraestrutura (ao clicar, é possível saber qual o tipo de infraestrutura que está faltando).

Outra composição sugerida é desativar os dados iniciais e ativar a população residente de 15 a 19 anos e as matrículas de EM e EPT. Pode ser ativada também a camada de população residente de 20 a 29 anos para contemplar os jovens que podem ser atendidos pela EJA.

Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.1.1. - A Rede de EM e EPT e os jovens no estado do Amazonas

Veja no mapa a localização das escolas em relação às vilas e às comunidades, assim como a oferta de EM e EPT para a população jovem.

Informações do recurso