O potencial dos produtos da floresta e a oferta de EPT


Observando o mapa, fica evidente que os produtos da floresta estão distribuídos ao longo dos rios e das comunidades ribeirinhas. Já as agroindústrias estão concentradas em determinadas regiões, especialmente na área metropolitana de Manaus.

Observando esse cenário, podemos refletir sobre a contribuição da EPT para o fortalecimento de arranjos produtivos locais, já que podem ampliar as possibilidades de as comunidades beneficiarem seus produtos e agregarem valor monetário à comercialização.

Com tal pensamento em vista, é possível analisar se as matrículas nos cursos do eixo Recursos Naturais atendem à demanda local, de acordo com os produtos da floresta presentes no território. E também podemos refletir sobre a viabilidade de ampliação de cursos voltados para a economia local.



Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.


Na composição inicial, você encontra: o uso e a ocupação da terra; a soma da produção de produtos da floresta (ao clicar, aparecem os tipos de produto); a quantidade de produção pesqueira; e o número de matrículas em cursos do eixo Recursos Naturais.


Adicionalmente, podem ser ativadas as seguintes informações: o número de estabelecimentos agroindustriais (ao clicar, aparece o total de estabelecimentos e os tipos de produto); a quantidade de empregos na agroindústria.


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.3.2. O potencial dos produtos da floresta e a oferta de EPT

Quais eixos tecnológicos da EPT podem contribuir para as economias locais baseadas em produtos da floresta?

Informações do recurso