As oportunidades para os jovens e a EPT

Qual a participação dos jovens no mercado de trabalho? E como está a situação econômica desse grupo (refletida na faixa salarial das famílias)? Analisando os dados de cada município, é possível ter uma ideia da participação dos jovens no mercado de trabalho e da faixa de renda predominante entre eles.


Com base nessas informações, podemos refletir sobre a contribuição da EPT na ampliação das oportunidades de emprego e renda para os jovens. Para isso, sugerimos relacionar as atividades econômicas que demandam mais mão de obra especializada com os cursos que melhor atendem a essa demanda. Nessa análise também podem ser identificados potenciais para novos cursos de EPT.


Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.


Na composição inicial, você encontra: a população ocupada de 15 a 29 anos (ao clicar, aparece o número de jovens em empregos formais); a renda familiar (ao clicar, aparece um gráfico com o número de famílias por faixa salarial); e o número de empregos por município (ao clicar, é possível ver o total de empregos por atividade econômica).

Adicionalmente, podem ser ativadas as seguintes informações: a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, surgem as etapas de ensino); o número de matrículas de EPT por eixo tecnológico (ao clicar, aparece o total de matrículas por eixo); e a população ocupada e a população residente de 15 a 19 anos.


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.2.3. As oportunidades para os jovens e a EPT

Descubra a relação entre a situação econômica dos jovens, as atividades econômicas que mais empregam e a EPT.

Informações do recurso