O potencial de emprego da agroindústria e a oferta de EPT


Quantas agroindústrias existem em seu município? Em que medida elas geram empregos? Ao responder a essas perguntas é possível ter uma ideia do potencial de emprego no setor agroindustrial.

Agora, para saber se os cursos técnicos disponíveis atendem à demanda do setor por trabalhadores especializados, podemos relacionar os eixos tecnológicos da EPT com o gênero de produção local.


Essas análises permitem refletir sobre o potencial da EPT na formação de profissionais capacitados para atender à agroindústria local.



Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.


Na composição inicial, você encontra: o número de estabelecimentos agroindustriais (ao clicar, aparece o total de estabelecimentos e o tipo de produto); a quantidade de empregos na agroindústria; e a população residente de 20 a 29 anos.


Adicionalmente, podem ser ativadas as seguintes informações: a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, aparecem as etapas de ensino); a quantidade de matrículas de EPT por eixo tecnológico (ao clicar, aparece o total de matrículas por eixo); e a população residente de 15 a 39 anos.


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.3.1. O potencial de emprego na agroindústria e a oferta de EPT

O mapa revela a relação entre os tipos de agroindústria locais e os eixos tecnológicos da EPT.

Informações do recurso