Condições Socioeconômicas e evasão escolar


Este mapa apresenta dados sobre a presença (ou ausência) dos jovens no EM e sobre a situação econômica das famílias.


O que leva os estudantes a abandonar a escola no EM? Em que medida a necessidade de trabalhar e contribuir com a renda familiar leva à evasão? Podemos analisar essa questão comparando o perfil de renda das famílias com os dados de evasão. O IDHM complementa a análise na medida em que relaciona educação e renda.


Com base nesse diagnóstico é possível refletir sobre a contribuição da EPT na permanência dos jovens na escola, já que o ensino técnico permite que a educação contribua para a necessidade de trabalho e renda dessa faixa etária.



Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.

Na composição inicial, você encontra: o IDHM (ao clicar, aparece a composição dos indicadores educação, renda e longevidade); a evasão escolar (ao clicar, aparece a porcentagem, por município, de alunos que abandonaram a escola); e a renda média familiar (ao clicar, surge um gráfico mostrando as faixas salariais).

Adicionalmente, podem ser ativados as seguintes informações: o número de matrículas de EM e EPT; a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, aparecem as etapas de ensino oferecidas); o total de alunos que concluíram o EM; o número de estudantes que frequentaram o EM em outros municípios; a quantidade de empregos (ao clicar, surge o total por atividade econômica); e a população residente de 15 a 19 anos.


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.2.1. Condições Socioeconômicas e evasão escolar

O mapa permite relacionar dados de renda das famílias, matrículas no Ensino Médio e evasão escolar com o IDHM.

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