Emprego para os jovens e o potencial de ampliação da EPT


Em que medida os jovens do município estão empregados? Quais atividades econômicas oferecem oportunidades de emprego para os jovens aprendizes? Essas são algumas reflexões que podem ser feitas com base na leitura do mapa.


Reconhecer atividades que ofereçam oportunidades de emprego para os jovens permite identificar eixos tecnológicos com possibilidade de ampliação, contribuindo para a inserção dessa faixa etária no mercado de trabalho.

O mapa também permite comparar o número de matrículas na Rede de EM com o número de matrículas de EPT. Com base nessa comparação, pode-se ter uma ideia do potencial de ampliação da EPT utilizando a infraestrutura disponível para atender os estudantes do EM.



Dicas para a leitura do mapa:


Na legenda do mapa, há dados que podem ser ativados e desativados.


Na composição inicial, você encontra: a população ocupada de 15 a 19 anos, representada pela cor dos municípios (ao clicar, aparece o número total de jovens empregados); o número de empregos por município (ao clicar, há o total de empregos por atividade econômica); o número de cotas potenciais de aprendizes (ao clicar, aparece o total de aprendizes por categoria de atividade).


Adicionalmente, podem ser ativadas as seguintes informações: o número de matrículas de EPT por eixo tecnológico (ao clicar, aparece o total de matrículas por eixo); o número de matrículas no EM (ao clicar, surge o total de matrículas); a Rede de EM com a localização das escolas, classificadas em rural e urbana (ao clicar, aparecem as etapas de ensino oferecidas); e a remuneração média dos aprendizes (ao clicar, pode-se ver a média do município e por atividade econômica).


Se tiver dúvidas sobre termos, siglas ou abreviações, clique em Glossário no menu superior.

1.1.2. Emprego para os jovens e o potencial de ampliação da EPT

O mapa apresenta as oportunidades de emprego para os jovens e os dados sobre as matrículas de EM e EPT.

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